Só os melhores

Djalminha, Careca, Bebeto, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Marcelinho Carioca, Muller, Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Rogério Ceni, Robinho, Kaká, Roberto Carlos, Ganso, Lucas, Edmundo… E por aí vai. Acho que a lista seria grande, pois por muito tempo tivemos o melhor futebol do mundo, os jogadores mas habilidosos. Mas a lista dos melhor dos melhores sempre gera discussões acaloradas. Nunca se tem uma unanimidade. Não é como hoje, que se tem Messi e Cristiano Ronaldo e só (sem falar no Neymar ainda). A cada ano se faz um cara e coroa para decidir o melhor do mundo naquele ano.

Mas, a maioria dos nomes desta lista poderia constar na lista dos melhores jogadores brasileiros que eu vi jogar. Não vi Pelé jogar, nem Garrincha, nem Sócrates, Tostão e nenhum destes dos anos 90 para baixo. Mas gostaria de fazer a minha lista com os 3 melhores brasileiros que já vi jogar. Sei que pelo menos uma das posições será bem controversa, mas é a minha opinião. Se eu não entender nem de futebol é melhor eu aprender como fazer um tcc e voltar para a faculdade e trabalhar com alguma coisa mais normal. Segue a lista:

3º Rogério Ceni

Vou começar matando as objeções. Ele não foi titular em nenhuma Copa do Mundo, defendeu pouco a seleção e não teve carreira internacional. Não foi titular porque tinha um goleiro do mesmo nível que ele e que tinha a preferência do técnico. Defendeu pouco a seleção por causa do seu estilo. Era avesso à festinhas, pagode, comemoração; era na dele. Diziam que ele não agregava. Não teve carreira internacional porque não sentiu necessidade, mas seria titular fácil em qualquer time europeu.

Agora, porque o Rogério? É o maior goleiro artilheiro do mundo!!!! Faz mais do que era pedido a ele. Sempre foi excelente embaixo das traves e ainda cobrava faltas como ninguém. Se não fosse a inveja dos antis e o perfil antipático dele seria visto como ídolo por todas as torcidas. Se fosse na Europa seria aclamado.

Ele também conquistou tudo que muitos jogadores do nível de Sócrates e Rivelino não conquistaram. Os mais importantes: Mundial de Clubes, Libertadores e 3 Campeonatos Brasileiros. Nem vou dizer que foi Campeão do Mundo com a seleção porque não precisa. Ele era reserva. Por isso a minha escolha de terceiro melhor jogador brasileiro que vi jogar vai para o Mito.

2º lugar: Ronaldinho Gaúcho

Naquele Brasil x Venezuela que ele, com 17 anos, fez aquele golaço já deu pra sentir o que ele viria ser. Tem toda a ginga de um jogador brasileiro, além da inteligência. Rápido e driblador. Suas temporadas no Barcelona eram um show, ele estragava qualquer defesa, inclusive a do poderoso Real Madrid.

Foi Campeão do Mundo com a seleção em um time recheado de estrelas, mas a dele brilhou. Ele foi um dos jogadores que jogava mais no clube que na seleção. Para mim ele foi genial e só perde para o meu primeiro colocado.

1º lugar: Romário

Baixinho. Mas gigante na área e fora dela também, vide o gol contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa, o famoso drible da vaca, e o gol contra o Corinthians, naquele drible no Amaral.

Esse sim é o cara! Carregou o Brasil nas costas na Copa de 94. Sempre chamou a responsabilidade para si e foi ídolo por onde passou. Artilheiro nato, sempre se cuidou e sempre que precisou dele cumpriu o seu papel. Não vi maior que ele ainda no Brasil.

P.S.: nunca fui muito fã do Ronaldo. Apesar dos gols e dos lances de genialidade penso que a carreira foi um pouco prejudicada pelas contusões. Deu a volta por cima e chamou a responsabilidade para si. Mas para mim ele nunca foi protagonista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *